Quando falamos em cidades do futuro, provavelmente você pensa em como a tecnologia estará ainda mais presente no nosso cotidiano, com robôs e carros que voam. Mas pensar sobre esse tema vai muito além das tecnologias. Um dos grandes desafios das cidades do futuro é planejar uma urbanização mais sustentável e que gere menos impacto ao meio ambiente e à população.
Para atender às necessidades crescentes da população e preservar o planeta, as cidades terão de encontrar um novo modelo de desenvolvimento, baseado em ações sustentáveis, integrando aspectos sociais, econômicos e ambientais.
O uso indiscriminado de energia, o número de carros nas ruas, a poluição do ar, o desmatamento e o alto volume de resíduos sólidos são problemas que pedem soluções inteligentes, para que as cidades do futuro se tornem ambientalmente mais sustentáveis.
Por isso, no quesito proteção ao meio ambiente, elas estarão alicerçadas sob quatro pilares:
Gestão dos recursos naturais
A proteção dos mananciais e a redução do desperdício de água são primordiais. Aproveitamento da água da chuva, reuso, construções sustentáveis, dessalinização e despoluição são outros pontos importantes. Além disso, a eficiência energética é necessária, logo, serão priorizadas energias renováveis, como solar e eólica.
Meios de transporte limpos e eficientes
Naturalmente haverá uma diminuição dos carros na rua. A mobilidade deve ser limpa, usando carros elétricos e investindo em transporte público de alto rendimento. É preciso fazer a gestão do uso do solo e uma distribuição mais equilibrada do espaço viário para ser bem-sucedido.
Destinação correta dos resíduos sólidos
A responsabilidade é compartilhada, ou seja, indústria, distribuidores, prefeituras e consumidores serão os responsáveis pelos resíduos sólidos e cada um deverá contribuir para que tenham uma disposição final adequada. Reutilização, reciclagem, substituição de matérias-primas, uso de embalagens mais sustentáveis e métodos mais eficientes de produção estão entre as soluções para alcançar a sustentabilidade nesse quesito.
Investimento em áreas verdes
Por último, em nossa lista de ações sustentáveis, são as áreas verdes – não só em parques, mas em canteiros, avenidas e calçadas. Projetos de plantio de árvores e outras iniciativas para trazer a natureza para o espaço urbano. Painéis solares e hortas no telhado ajudarão na geração de energia renovável e na produção agrícola em pequena escala.
É importante lembrar que a tarefa de construir um futuro sustentável nas cidades é responsabilidade de todos, mas diversas ações já devem entrar na rotina diária das pessoas e empresas.
CG Ambiental é uma empresa dedicada a oferecer soluções em gestão ambiental para empresas e organizações que desejam adotar práticas sustentáveis e responsáveis. Com uma equipe composta por especialistas na área, o blog da CG Ambiental compartilha conhecimento e oferece serviços personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente. Nossa missão é promover a conscientização ambiental e ajudar a transformar o setor empresarial em um ambiente mais sustentável. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a implementar práticas sustentáveis e responsáveis com o meio ambiente.