5 práticas sustentáveis que toda empresa pode adotar

5 práticas sustentáveis que toda empresa pode adotar

A sustentabilidade é um tema de extrema importância no mundo corporativo, afinal, o mercado está cada vez mais atento a essa questão. E isso é comprovado por um estudo da CNI: Segundo ele, 98% das indústrias brasileiras adotam ao menos uma ação sustentável. Criar um novo comportamento, minimizando os impactos ambientais, deve ser prioridade para empresas de todos os portes. Isso quer dizer que pequenas e médias empresas também precisam fazer sua parte, incorporando práticas sustentáveis no dia a dia.

Não é preciso grandes ações, muito pelo contrário, sua empresa pode ser mais sustentável começando com práticas simples, que mostrem como sua organização é ambientalmente responsável, agregando valor à sua imagem e reduzindo gastos desnecessários.

A dúvida é: como começar? Nós vamos te mostrar o caminho das pedras! Veja aqui algumas ideias simples que podem ser adotadas por todos os tipos de empresas:

1) Instalação de postos de coleta seletiva

Para separar o lixo reciclável gerado na sua empresa não é necessário nenhum grande equipamento ou altos investimentos. Basta adotar a coleta seletiva, uma prática para a separação de resíduos de acordo com a possibilidade de serem ou não reciclados, dando uma destinação diferente a eles. Implante postos de recolhimento, separe o lixo em categorias e com cores diferentes:

• Azul: papel/papelão
• Vermelho: plástico
• Verde: vidro
• Amarelo: metal
• Marrom: resíduos orgânicos

2) Redução do consumo de descartáveis

Para reduzir o acúmulo de lixo e resíduos é fundamental eliminar o uso de copos ou qualquer outro tipo de plástico descartável. Cada unidade desse tipo de material leva cerca de 300 anos para se decompor, então a melhor alternativa é substituí-lo. Para isso, faça campanhas incentivando seus colaboradores a usarem copos de vidro, canecas ou garrafinhas que podem ser lavadas e não descartadas.

Além de reduzir a quantidade de lixo presente no meio ambiente, a empresa também economiza com a compra de mais copos descartáveis.

3) Uso consciente da água e da energia elétrica

Ruim para o orçamento da sua empresa e para o meio ambiente, o desperdício de água e energia é algo que precisa ser trabalhado. Comece essa prática sustentável com pequenas atitudes, que juntas, dão grandes resultados. Veja algumas:

• Use lâmpadas de LED, que tem maior vida útil e menos impacto no meio ambiente;
• Desligue os equipamentos eletrônicos ao invés de deixá-los no modo stand-by;
• Sempre apague a luz das salas que não estão sendo utilizadas;
• Faça a captação e o aproveitamento da água da chuva;
• Use torneiras automáticas que controlam a saída de água;

4) Descarte correto do lixo eletrônico

Computadores antigos, monitores, teclados, impressoras, TVs, telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos contém metais pesados que são tóxicos e podem contaminar o meio ambiente.

Então, existem três soluções para você descartar o lixo eletrônico da sua empresa: se o produto estiver em boas condições, considere doar para ONGs ou outras organizações; encaminhar o produto para empresas de reciclagem locais ou ainda devolver ao fabricante para que ele dê a destinação correta após o término do ciclo de vida do produto.

5) Adoção de documentação eletrônica

A impressão de textos e relatórios é um dos grandes vilões nas empresas. Cópias e mais cópias de diversos documentos geram um grande volume de lixo e desperdício de papel. Se realmente for necessário imprimir, reaproveite os papéis para rascunho e sempre recicle o material que não tiver mais utilidade.

Outra solução é guardar e compartilhar conteúdo digitalmente. Com um sistema de documentação eletrônica, sua empresa pode reduzir o consumo de papel e economizar espaço de arquivamento.

E estar em dia com as leis ambientais

Existem normas e leis ambientais que regem diversas atividades empresariais. O licenciamento ambiental, por exemplo, é uma obrigatoriedade para empresas com potencial de poluição e/ou degradação do meio ambiente. É essencial que sua empresa conheça e cumpra todas as exigências da legislação ambiental.

Além de evitar possíveis prejuízos financeiros decorrentes de multas e condenações, estar em dia com as leis ambientais ajuda a melhorar a imagem da sua organização com clientes, fornecedores e parceiros. Afinal, virtualmente todas as práticas sustentáveis já estão contempladas nessas leis.

Quem pode te ajudar com a adoção dessas medidas?

Para começar a introduzir essa cultura sustentável no seu negócio você pode iniciar com pequenas ações ou solicitar uma consultoria. A CG Ambiental é uma empresa especializada em gestão ambiental e poderá dar todas as orientações, elaborando um programa de sustentabilidade sugerindo as estratégias mais pertinentes à realidade da sua empresa.

O que está esperando para tornar a sua empresa sustentável? Clique aqui e entre em contato com a gente.