CIPA e SIPAT: entenda o que é cada uma e os benefícios para sua empresa
17 de dezembro de 2019

CIPA e SIPAT: entenda o que é cada uma e os benefícios para sua empresa

Quando pensamos no universo da segurança do trabalho nos vem à cabeça duas siglas bem famosas: CIPA e SIPAT. As duas têm um objetivo em comum: promover um ambiente de trabalho mais seguro. Entretanto, são sistemas diferentes com funções específicas dentro de uma empresa. 

Entender o que é cada uma é essencial para fazer uma boa gestão de segurança do trabalho. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para te ajudar a entender a diferença entre elas e o benefício para sua empresa. 

O que é CIPA?

A sigla CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Ela é formada por um grupo de representantes dos funcionários e da empresa que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Cabe à CIPA investigar os acidentes, divulgar e zelar pelo cumprimento das normas de segurança, bem como promover treinamentos para orientar e conscientizar os funcionários.

Obrigatória nas empresas com mais de 20 funcionários, ela é regulamentada pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e pela Norma Regulamentadora NR 5. 

O que é SIPAT?

A sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. É uma semana dedicada a palestras, seminários, workshops e atividades lúdicas ao trabalhador com o intuito de promover conhecimento e conscientização sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho. É um evento anual obrigatório por lei para as empresas. 

É a CIPA que deve planejar e promover a SIPAT, conforme determina a Norma Regulamentadora NR 5.

Por que elas são importantes para sua empresa?

A CIPA e a SIPAT não devem ser encaradas apenas como uma obrigação legal, mas oportunidades de proporcionar melhorias de condições de trabalho. Juntas elas precisam se transformar em uma cultura organizacional da empresa para assim trazer benefícios à rotina da organização.

São ferramentas de prevenção que contribuem para um ambiente seguro e saudável, reduzindo os riscos de acidentes e danos à saúde do trabalhador. Com isso, diminui-se os custos com afastamentos causados por doenças ou ferimentos, além de aumentar a produtividade e engajamento dos funcionários. 

Precisa de uma consultoria para a sua empresa?

A CG Ambiental é uma empresa especializada em segurança do trabalho e pode te ajudar a criar uma CIPA ativa e eficiente, assim como prestar palestras para SIPAT que motive e envolva seus funcionários. Entre em contato e tenha um parceiro de confiança para realizar a gestão de segurança do trabalho na sua empresa.

Ler mais artigos