Como implantar práticas sustentáveis na sua empresa?
27 de maio de 2019

Como implantar práticas sustentáveis na sua empresa?

Hoje, a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa pode estar diretamente vinculada ao seu cuidado com a gestão ambiental. A implantação de práticas sustentáveis é uma exigência do poder público e pré-requisito para se manter no mercado, que está cada vez mais exigente e competitivo.

O primeiro passo para a empresa estar em sintonia com a sustentabilidade é estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para nortear todos os processos. O SGA é um conjunto de políticas, práticas e procedimentos técnicos e administrativos que tem o objetivo de melhorar o desempenho ambiental da empresa.

A norma ABNT ISO 14001 é usada para certificar o SGA, estabelecendo os requisitos de implementação e operação da política ambiental. A certificação dos sistemas de gestão ambiental é essencial em uma sociedade na qual a sustentabilidade deixou de ser moda para virar necessidade.

O que é a ISO 14001?

Certificação internacional, a ISO 14001 estrutura um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para que a empresa – de todos os tamanhos em todos os setores – possa controlar seus impactos no meio ambiente e desenvolver práticas sustentáveis atreladas as suas atividades e produtos.

Quais os benefícios da ISO 14001?

A ISO 14001 certifica que a empresa está cumprindo todos requisitos legais e ainda traz inúmeros benefícios: redução dos riscos de acidentes ecológicos, melhoria dos recursos energéticos e da produtividade, redução de custos, abertura de novos mercados (nacionais e internacionais), engajamento dos colaboradores e melhora na reputação da marca com o consumidor.

Como implementar a ISO 14001?

Para implementar o sistema de gestão ambiental e obter a certificação ISO 14001, a empresa deve contratar uma consultoria para fazer uma auditoria interna e adequar os processos às exigências da ISO. Depois, será solicitado o certificado para organizações de certificação independente.

É importante ressaltar que o sucesso da implementação do SGA depende do comprometimento com as metas estabelecidas e dos próprios colaboradores.

Ler mais artigos