Efeitos da pandemia: 3 impactos ambientais positivos provocados
26 de maio de 2020

Efeitos da pandemia: 3 impactos ambientais positivos provocados

O isolamento social, principal medida adotada no mundo todo para conter a disseminação do coronavírus, tem mudado a rotina de muitas pessoas, mas também tem causado reações no meio ambiente que já podem ser sentidas e vistas. Uma notícia boa: a quarentena tem beneficiado a natureza. A redução na circulação de pessoas, menor número de veículos nas ruas e indústrias paradas em diversas partes do mundo, está provocando uma série de impactos ambientais positivos. Nós vamos te contar agora 3 efeitos positivos da quarentena para o meio ambiente que já são realidade. Confira!

1) Diminuição da emissão de CO2
A atmosfera do nosso planeta está agradecendo esse período de isolamento social. Isso porque, a pandemia fez com que ao menos um milhão de toneladas de CO2 deixe de ser emitido no mundo por dia. O dióxido de carbono (CO2) é um dos principais fatores que causam o aquecimento global. As emissões diárias de CO2 na atmosfera caíram 17% no mundo todo, o menor volume de emissões registrado desde 2006. Essa redução se deve, principalmente, ao fechamento de lojas e indústrias. Em Nova York, os níveis de CO2 caíram em 50% e na China houve uma queda de 25% nas emissões do composto.

2) Melhora na qualidade do ar
A diminuição na circulação de veículos e do tráfego aéreo está reduzindo os níveis de dióxido de nitrogênio (NO2), um composto químico que contribui para a poluição atmosférica e chuva ácida. Ele é um dos principais indicadores do Índice de Qualidade do Ar (IQAR). No Brasil, algumas capitais já apresentam níveis menores deste componente no ar. Em São Paulo (SP), por exemplo, houve uma redução de 50% de monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio durante a quarentena. Isso significa que o ar está mais puro e o céu mais limpo!

3) Aumento da reciclagem
O fechamento de serviços não essenciais e a diminuição da circulação de pessoas na rua também refletiu na produção e reciclagem de lixo. Na cidade de São Paulo (SP), durante o isolamento social, houve uma queda de 56% nos resíduos recolhidos pela varrição das ruas e redução de 12% na coleta de lixo domiciliar comum. Além disso, a coleta seletiva teve um aumento de 25%. Esse número pode significar que as pessoas estão aderindo mais à reciclagem e a destinação correta do lixo durante a pandemia. Esses impactos ambientais positivos são, mais uma vez, a prova que a responsabilidade de preservar o meio ambiente está na mão de cada um de nós. Para que essas mudanças não sejam apenas temporárias durante a pandemia, você pode fazer sua parte adotando práticas mais sustentáveis no seu negócio. Nós, da CG Ambiental, temos o conhecimento e a prática necessária para que sua empresa contribua com a preservação do meio ambiente. Entre em contato com a gente e veja o que podemos fazer para implantar ou melhorar a política de sustentabilidade no seu negócio.

Ler mais artigos