Gestão de Resíduos: como a CG Ambiental pode ajudar a sua empresa?
19 de fevereiro de 2020

Gestão de Resíduos: como a CG Ambiental pode ajudar a sua empresa?

Embora em escalas totalmente diferentes, a grande maioria das empresas geram resíduos que podem prejudicar o meio ambiente, se não forem tratados corretamente. Logo, pequenas, médias e grandes empresas têm um desafio em comum: realizar uma gestão eficiente e sustentável dos resíduos. 

Para isso, é fundamental estar em dia com todas as licenças e certificados ambientais obrigatórios, se adequar a legislação ambiental e buscar soluções para o tratamento e destinação dos resíduos. Um pacote de tarefas que demanda tempo e conhecimento técnico.

Uma excelente saída é buscar uma empresa parceira que auxilie em todos os processos da gestão de resíduos, evitando qualquer dor de cabeça com a fiscalização ambiental.

O papel da consultoria ambiental

Como você viu, a gestão de resíduos é um processo complexo, em razão disso, contar com o apoio e experiência de uma consultoria ambiental pode te ajudar de três maneiras: adotar práticas sustentáveis no seu negócio, se adequar às leis ambientais e melhorar suas operações com o objetivo de reduzir custos.

Para estabelecimentos que são grandes geradores de resíduos – como indústrias, comércios e prestadores de serviços que geram acima de 200 litros de lixo por dia – a contratação de um fornecedor para gerir e transportar os resíduos é obrigatória. 

De acordo com a legislação federal, os municípios não são obrigados a disponibilizar serviço de coleta e transporte público dos resíduos para essa classe de geradores. 

Portfólio de serviços completo para gestão de resíduos

Agora você sabe exatamente o que precisa para fazer a gestão de resíduos do seu negócio? A CG Ambiental, empresa especialista em Engenharia e Consultoria Ambiental, tem experiência em gestão de resíduos com empresas de diferentes segmentos e pode fornecer toda a assessoria que sua organização precisa.

A empresa oferece um pacote completo de serviços que inclui:

1) Elaboração do PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) – o PGRS é obrigatório para diversas empresas e uma condicionante para o licenciamento ambiental;

2) Assessoria para emissão de CADRI junto à CETESB – licença exclusiva do Estado de São Paulo, o CADRI é um documento que aprova o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final;

3) Tratamento e destinação de resíduos – garantia de que os resíduos e efluentes gerados pela sua empresa receberão o tratamento e destino ambientalmente corretos de acordo com as normas de segurança estabelecidas por lei;

4) Análise da viabilidade de aumento de receita com venda de recicláveis – uma equipe de especialistas avalia a possibilidade de transformar os resíduos da sua companhia em rendimentos para o seu negócio, transformando-os em matéria-prima ou insumo na fabricação de outros produtos voltados ao mercado.

Entre em contato e veja como a CG Ambiental pode ajudar a sua empresa a evoluir na gestão de resíduos e tornar a sua empresa uma referência em sustentabilidade.

Ler mais artigos