Mudanças climáticas: 4 impactos que você já pode perceber e afetam o seu cotidiano
16 de junho de 2020

Mudanças climáticas: 4 impactos que você já pode perceber e afetam o seu cotidiano

Cada vez mais vemos notícias sobre catástrofes naturais, longos períodos sem chuva, queimadas de grandes proporções, altas temperaturas em meses tipicamente frios. Parece que o clima está “maluco”, não é verdade? Acredite, não é apenas uma sensação, mas um fato. 

Isso é chamado de mudança climática e vem acontecendo com mais frequência em todas as regiões do planeta. E como isso tudo influencia no nosso cotidiano? Vamos contar 4 impactos que já podemos ver no nosso dia a dia, mas, antes disso, precisamos explicar o que são exatamente essas mudanças climáticas. 

O que são mudanças climáticas?

São variações significativas do clima provocadas por alterações naturais como glaciações, radiação, mudanças na órbita terrestre etc, ou pela ação do homem, com a queima de combustíveis fósseis para geração de energia, atividades industriais e transportes; conversão do uso do solo; agropecuária; descarte de resíduos sólidos e desmatamento. 

As mudanças climáticas possuem como principais consequências a intensificação de eventos climáticos extremos, a alteração dos padrões de precipitação, variação da temperatura, a concentração de gases na atmosfera e a alteração na produtividade agroflorestal, entre outras.

Conheça agora 4 impactos que já fazem parte do nosso dia a dia devido a esse fenômeno:

Aumento de doenças transmissíveis – as mudanças climáticas podem provocar o excesso de chuvas, que tornam o ambiente mais propício para a proliferação da dengue e de outras doenças infecciosas, como malária, chicungunha e leptospirose;

Risco de racionamento de água – assim como as mudanças climáticas podem elevar a quantidade de chuva, elas também podem atuar de forma contrária, diminuindo as chuvas, o que consequentemente reduz a água nos reservatórios e aumenta o risco de racionamento;

Alimentos mais caros – a produção agrícola depende da previsibilidade climática, mas a desordem nas condições do tempo tornam a atividade um investimento de risco. Quando há algum problema, como chuva e estiagem fora do tempo certo, os prejuízos são repassados ao consumidor final.

Alagamentos, enchentes e inundações frequentes – esses talvez sejam os impactos mais presentes na vida das pessoas que moram em áreas urbanas. O excesso de chuva provoca alagamentos, enchentes ou inundações que geram um grande caos, com congestionamento de trânsito, desabamento de casas e pontes, famílias desalojadas, entre outros.

Sempre quando falamos de mudanças climáticas, muitas pessoas pensam que ainda é algo distante da realidade, mas como vimos não é bem assim. Por isso, cada um precisa e deve começar a fazer sua parte o quanto antes para evitar que esses problemas passem a fazer parte da nossa vida para sempre. 

A CG Ambiental é uma consultoria com conhecimento e experiência para realizar a gestão ambiental no mundo corporativo. Com uma equipe técnica multidisciplinar, nós podemos ajudar sua empresa a adotar práticas sustentáveis, reduzindo o impacto do seu negócio ao meio ambiente. Clique aqui para entrar em contato e conhecer todos os nossos serviços!

Ler mais artigos