O que sua empresa precisa para fazer a gestão ambiental das licenças?
6 de março de 2020

O que sua empresa precisa para fazer a gestão ambiental das licenças?

Uma das grandes dificuldades de gestão ambiental nas empresas é o acompanhamento das licenças ambientais e suas condicionantes. Afinal, são diversos tipos de licenças, com prazos de vencimento diferentes. Além disso, ainda é preciso cumprir, monitorar e acompanhar o atendimento a todas as condicionantes. 

As condicionantes ambientais são compromissos que a empresa assume junto aos órgãos ambientais para obter e manter as licenças (prévia, de instalação e operação), garantindo a sustentabilidade ambiental do negócio.

Estar com tudo isso em ordem não é apenas uma questão de sustentabilidade ou diferencial competitivo no mercado, mas uma obrigatoriedade para evitar que a empresa sofra multas, interdições ou até paralisações das atividades. 

Como gerenciar as licenças e condicionantes? 

A melhor solução para cuidar dessa gestão, se mantendo dentro da lei e atendendo a todos os requisitos, é a contratação de uma consultoria ambiental. Além de profundo conhecimento técnico, eles podem monitorar de forma eficiente os protocolos junto aos órgãos competentes, estudos de impacto ambiental e prazos de condicionantes e licenças.

Com essa parte operacional e burocrática na mão de especialistas, sua empresa pode se dedicar a análises mais estratégicas para a organização.

4 em 1: a assessoria que seu negócio precisa

A CG Ambiental é uma consultoria ambiental que atende todo tipo de negócio e propõe as melhores soluções de acordo com as necessidades específicas de cada um. Ela oferece um serviço diferenciado de gestão ambiental, elaborando e planejando um futuro sustentável para a sua empresa. 

Para o gerenciamento de licenças ambientais, a CG Ambiental disponibiliza um pacote mensal com 4 serviços fundamentais para a eficiência desse processo:

1) Acompanhamento, solicitação e/ou renovação  de licenças – a CG fica responsável por mediar todo o processo junto aos órgãos responsáveis, gerenciando os seguintes itens: Licença de Operação (LO) – CETESB; Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (CADRI) – CETESB; Relatório de Atividade Potencialmente Poluidoras (RAPP) – IBAMA; Cadastro Técnico Federal (CTF) – IBAMA e demais licenças ambientais pertinentes ao seu negócio.

2) Gerenciamento do cumprimento das condicionantes da Licença de Operação – elaboração de check-list baseado nos itens das condicionantes e demais itens que forem pertinentes baseado na ISO 14001, buscando a melhoria contínua.

3) Visitas técnicas – uso de check-list existente (o mesmo desenvolvido no item acima) para conferência do andamento das condicionantes da licença.

4) Análise da viabilidade de aumento de receita com venda de recicláveis e redução de custos com destinação de resíduos – são avaliados os resíduos gerados, qualidade e quantidade, verificando a possibilidade de reaproveitamento de alguns e possível venda de outros.

Quer saber mais sobre como a CG Ambiental pode te auxiliar na gestão ambiental das licenças da sua empresa? Então vamos conversar, entre em contato com a gente clicando aqui.

Ler mais artigos