O que sua empresa precisa saber sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA)?
7 de fevereiro de 2020

O que sua empresa precisa saber sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA)?

Estar em conformidade com a legislação ambiental é fundamental para evitar autuações e reforçar a responsabilidade quanto às questões de preservação do meio ambiente frente ao mercado. Empreendimentos ou atividades que possam causar significativos impactos ambientais precisam de uma série de estudos para a sua implantação e funcionamento.

Entre eles está o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), um documento técnico exigido pelo órgão ambiental durante a primeira fase do processo de licenciamento ambiental. Mas, afinal, você sabe pra que serve o EIA, em que situações é necessário e como elaborá-lo? Vamos explicar tudo isso! 

O que é Estudo de Impacto Ambiental (EIA)?

Estabelecido pela Resolução nº 001/86 do CONAMA, o EIA é um relatório técnico multidisciplinar com o objetivo de avaliar os impactos ambientais gerados por atividades e/ou empreendimentos potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental. Nele também são indicadas as medidas necessárias e ações de controle para que os impactos sejam reduzidos ou eliminados. 

O Estudo de Impacto Ambiental é essencial para promover a sustentabilidade empresarial e para preservação do meio ambiente. 

Quando ele é necessário?

O EIA é obrigatório apenas para atividades que possuam potencial poluidor considerado alto pelos órgãos e legislação competentes. Por exemplo: complexos ou unidades petroquímicas, cloroquímicas, siderúrgicas e usinas de destilação de álcool; projetos agropecuários em áreas superiores a 200 hectares, entre outros. 

Uma alternativa para saber se sua empresa necessita deste documento é buscar uma empresa especializada em engenharia ambiental para avaliar as particularidades do seu projeto ou negócio. 

Como obter o Estudo de Impacto Ambiental?

Por ser um estudo amplo e complexo, o EIA precisa ser elaborado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas como engenheiros, biólogos, geólogos, entre outros. Logo, contratar uma consultoria com excelência reconhecida e experiência na área é uma saída para ter tranquilidade durante o licenciamento ambiental. 

Nós, da CG Ambiental, podemos avaliar a necessidade deste documento para o seu negócio, assim como elaborar o estudo com maior segurança e conhecimento, gerando economia de tempo, redução de riscos e garantia de um processo de acordo com as exigências legais. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Ler mais artigos