Por que cuidar da segurança dos funcionários é estratégico para a sua empresa?
4 de dezembro de 2019

Por que cuidar da segurança dos funcionários é estratégico para a sua empresa?

Cada vez mais presente no cotidiano das empresas, a segurança do trabalho precisa ser uma prioridade dentro de organizações de qualquer porte ou segmento de atuação. Uma gestão eficiente dessa área é fundamental, pois as doenças ocupacionais e o absenteísmo representam um alto custo para a empresa.

Além de assegurar o cumprimento às obrigações legais, o investimento na segurança dos funcionários pode trazer vantagens para o seu negócio. Confira quais são esses benefícios e como contribuem para o bom desenvolvimento da sua organização:

Prevenção e redução de acidentes – Ao implantar uma política de segurança do trabalho, investindo em procedimentos e equipamentos mais seguros, a corporação está automaticamente reduzindo os riscos relacionados às operações de rotina, evitando lesões e doenças nos funcionários. 

Redução de custos – A diminuição dos gastos é consistente a longo prazo e será contínua. A empresa gastará menos com licenças médicas, indenizações e ações por acidentes, danos ao maquinário e outros. Outra redução está relacionada ao “plano de saúde”.

Se há diminuição dos acidentes e doenças do trabalho, o plano de saúde tende a ser menos utilizado e, portanto, seu índice de reajuste tende a ser menor.

Aumento da produtividade – Esse benefício acontece de duas maneiras: primeiro, reduz-se os tempos de interrupção da produção, trazendo maior produtividade ao negócio. A segunda está diretamente ligada a satisfação e rendimento do trabalhador.

Um ambiente seguro e protegido ajuda a aumentar a produtividade dos colaboradores, melhorando os resultados alcançados, na medida em que proporciona mais qualidade de vida, deixando-os mais satisfeitos, motivados e engajados.

Melhoria na reputação da empresa – Clientes, fornecedores e investidores tendem a fazer negócio com empresas que têm princípios e objetivos pautados em pessoas. Logo, corporações com altos índices de acidentes ou que não se preocupam com a segurança de seus funcionários, podem prejudicar sua reputação e credibilidade no mercado. 

>Baixe grátis agora: “Segurança do trabalho: o que sua empresa precisa saber e fazer?” – e-book<

Assessoria e suporte em Segurança do Trabalho

Para garantir todos esses benefícios é essencial fazer a gestão eficiente da Segurança e Saúde d

A CG Ambiental é uma consultoria com know-how para adequar sua empresa às Normas do Trabalho (SST). Existem empresas especializadas nesse segmento que podem fornecer todo o apoio necessário.e Segurança do Trabalho. Desde às questões legais, como os serviços de Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT), Análise Preliminar de Riscos (APR), Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) e NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade  até soluções personalizadas em treinamento. Entre em contato e veja como a CG Ambiental pode dar o suporte que sua empresa precisa em Segurança do Trabalho!

Ler mais artigos