Por que e como promover a sustentabilidade na construção civil?
17 de novembro de 2020

Por que e como promover a sustentabilidade na construção civil?

Atualmente, não tem como falar de construção civil sem abordar o tema sustentabilidade. O que era uma tendência, virou realidade e se tornou indispensável nesse setor, principalmente devido aos consideráveis impactos ambientais gerados por essa atividade. 

Mas, afinal, por que a sustentabilidade é tão importante na construção civil? E como as empresas desse segmento estão adotando esse conceito no dia a dia do negócio? É sobre isso que falaremos nesse artigo!

A importância da sustentabilidade na construção civil

A construção civil é uma atividade com alto consumo de recursos naturais, além de gerar um grande volume de entulho e resíduos. De acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), cerca de 290,5 toneladas de entulho são gerados diariamente pela indústria da construção civil no Brasil.

Diante desse cenário, a adoção de práticas sustentáveis antes, durante e após a jornada construtiva é a estratégia mais assertiva para reduzir os impactos  como redução de custos, incentivos fiscais e valorização do empreendimento. Isso porque imóveis sustentáveis são de 10% a 30% mais valorizados no mercado.

Práticas sustentáveis que se destacam no canteiro de obras

Tornar a construção sustentável não é uma tarefa tão complicada e no mercado existem diversas soluções que podem ser moldadas de acordo com as particularidades de cada projeto. 

Conheça as principais práticas que podem ser implementadas no canteiro de obras para promover a sustentabilidade na construção civil:

  • Gestão de resíduos

A separação e destinação adequada dos diferentes tipos de resíduos gerados na obra diminui os índices de desperdício e os gastos com materiais. Nesse sentido, é interessante investir em um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), de acordo com a Resolução CONAMA n° 307/2002, que estabelece as diretrizes, critérios e processos para o gerenciamento de resíduos da construção civil. 

  • Certificação LEED

Símbolo mundialmente reconhecido de sustentabilidade, a certificação LEED (leadership in energy and enviromental design) avalia e atesta o desempenho ambiental de uma edificação – antes, logo na fase de projeto, durante e depois de suas obras.

  • Produtos e tecnologias sustentáveis

A tecnologia é uma grande aliada da sustentabilidade na construção civil e, no mercado, existem diversas soluções inteligentes para economizar ou reaproveitar recursos naturais, como água e energia. É o caso de elevadores eficientes, iluminação led, energia solar fotovoltaica e sistemas para reuso de águas pluviais.

Como uma consultoria ambiental pode te ajudar? 

Para implantar práticas sustentáveis na sua construção é interessante contar com o suporte de uma consultoria ambiental. Além de facilitar a parte burocrática, como o Licenciamento Ambiental, a consultoria dá agilidade e segurança aos processos, evitando qualquer prejuízo ao andamento do seu projeto.

A CG Ambiental é uma consultoria que acompanha todas as etapas ambientais do empreendimento, independente do porte ou segmento da obra. Seus serviços incluem desde a orientação e acompanhamento dos processos em órgãos competentes até a realização de estudos ambientais.

Entre em contato com a gente e conheça todas as nossas soluções para tornar sua construção mais sustentável. 

Ler mais artigos