Por que fazer gestão ambiental em postos de combustível?
24 de agosto de 2019

Por que fazer gestão ambiental em postos de combustível?

Você tem ideia dos impactos que a atividade de um posto de combustível pode causar ao meio ambiente? Se você administra esse tipo de negócio, precisa entender que ele é potencialmente poluidor e pode causar danos permanentes à natureza.

Para funcionar com total segurança, reduzindo os impactos ambientais e evitando multas ou sanções, é essencial cumprir todas às exigências dos órgãos reguladores, estabelecendo práticas de gestão que garantam a sustentabilidade do seu negócio.

Riscos ambientais presentes em postos de combustível

Água, solo e ar podem sofrer prejuízos devido a esse tipo de atividade. O derramamento dos combustíveis e seus derivados, por exemplo, pode contaminar o solo e os lençóis freáticos. Outro risco são incêndios ou explosões devido ao manejo inadequado dos combustíveis.

Além disso, os resíduos vindos da lavagem de veículos e do pátio do posto podem contaminar a água. Esses são alguns dos impactos, mas somente um estudo especializado poderá definir todos os riscos no local de funcionamento do posto.

Quais são as principais leis e normas?

A Resolução CONAMA nº. 237/97 e a Resolução CONAMA nº. 273/2000 são as bases legais que regulamentam o funcionamento dos postos de combustíveis no Brasil. A primeira define a obrigatoriedade do licenciamento ambiental para esse tipo de atividade e a segunda dispõe sobre prevenção e controle da poluição em postos de combustível.

Além delas, existem outras legislações como as normas técnicas expedidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as legislações estaduais específicas de cada Estado. 

Como proteger o ambiente e evitar punições?

O melhor caminho é implantar um sistema de gestão ambiental (SGA), que vai estabelecer estratégias e medidas para diminuir o impacto causado pelo negócio no meio ambiente, bem como acompanhar se a empresa está em dia com todas as exigências legais. 

Algumas ações do processo de gestão ambiental são: treinamento adequado da equipe, desenvolvimento de planos de emergências, implantação de medidas preventivas e construção de locais apropriados para armazenamento de produtos perigosos e seus resíduos. 

Quer saber mais sobre gestão ambiental no ramo automotivo? Confira nosso e-book sobre Como fazer Gestão Ambiental no setor Automotivo? e tire todas as suas dúvidas!

Ler mais artigos