Resíduo, rejeito, efluente e sedimento: você conhece as diferenças?
13 de novembro de 2019

Resíduo, rejeito, efluente e sedimento: você conhece as diferenças?

Resíduo, rejeito, efluente e sedimento: não é tudo a mesma coisa! Provavelmente você já ouviu todos esses termos, mas entende a verdadeira diferença entre eles? Apesar de terem relação, não são sinônimos e cada um refere-se a algo específico da área ambiental. 

Para as empresas é fundamental entender o que cada palavra dessa significa para realizar uma boa gestão ambiental, respeitando e cumprindo todas as leis e regulamentações. 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por exemplo, estabelece a destinação correta para resíduos e rejeitos. Já a Resolução CONAMA nº 430 dispõe sobre o tratamento de efluentes. Essas são algumas das obrigatoriedades referentes a esses termos, entretanto tem muito mais e, por isso, entendê-los é tão importante..

Afinal, o que significa cada uma dessas palavras? Vamos esclarecer para você:

Resíduo – é todo material, substância, objeto ou bem que já foi descartado, mas que ainda tem alguma alternativa de uso – seja por meio da reciclagem ou do reaproveitamento. Pode ser na forma sólida (resíduos sólidos), líquida (efluentes) e gasosa (gases e vapores); 

Rejeito – é um tipo de resíduo sólido que não possui qualquer possibilidade de recuperação ou reutilização, seja por excesso de contaminação ou pela perda de suas características físico-químicas, sendo necessário descartá-lo de maneira correta para não prejudicar o meio ambiente;

Efluente – é o produto, líquido ou gasoso, resultante de diversas atividades ou processos, que é lançado na natureza através das águas ou do ar e, por isso, precisa ser tratado. Ele é separado em dois tipos: industrial e doméstico

Sedimento – são pequenas partículas produzidas a partir da erosão de rochas e solos, que podem se dissolver em líquidos ou serem transportadas pelo vento. Podem ser encontradas nos leitos de rios e lagos, sendo responsáveis pelo assoreamento desses locais.

Agora que você entendeu as diferenças, está na hora de cuidar da gestão ambiental da sua companhia. A CG Ambiental é uma consultoria especializada em gestão ambiental e possui toda a expertise necessária para apoiar sua empresa na gestão de resíduos, elaborando e planejando um futuro sustentável para o seu negócio. Entre em contato com a gente e conheça todos os nossos serviços!

Ler mais artigos