Retorno ao trabalho: como proteger a saúde dos seus funcionários
8 de julho de 2020

Retorno ao trabalho: como proteger a saúde dos seus funcionários

Depois de meses de isolamento devido a pandemia da COVID-19, muitas empresas estão retomando o trabalho presencial ou se planejando para voltar. Para isso, é fundamental garantir um ambiente de trabalho seguro, mas como as empresas podem fazer isso?

Para voltar ao trabalho em fábricas, comércios e escritórios, preservando a saúde de todos, deve-se adotar um protocolo de retorno ao ambiente, com medidas que evitem o risco de contágio. 

Ambiente de trabalho seguro: por onde começar?

Cada tipo de empresa tem suas particularidades, mas, no geral, algumas mudanças e adaptações podem ser feitas para acompanhar essa nova realidade e proteger a saúde dos funcionários.

Entre as medidas que sua empresa pode adotar estão: higienizar regularmente as estações de trabalho, fornecer máscaras de proteção e álcool em gel 70%, manter a distância mínima de um metro entre os funcionários e outras ações de prevenção contra a COVID-19, baseadas nas orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

A importância de informar e orientar seus colaboradores

Além de todas as medidas de proteção, uma das maneiras de ter um retorno seguro ao trabalho é investir em comunicação e treinamentos de segurança e saúde do trabalho (SST). Afinal, os colaboradores precisam ser orientados e conscientizados em relação aos cuidados e protocolos a serem seguidos. 

Os treinamentos de SST são essenciais para aumentar a segurança no ambiente de trabalho e, neste cenário de pandemia, se tornam aliados na prevenção da COVID-19.

Quais treinamentos são fundamentais nesse momento?

No retorno ao trabalho, você deve preparar seus funcionários com orientações e cuidados para evitar a contaminação e proliferação da COVID-19 no ambiente de trabalho. Nesse sentido, os treinamentos da NR1 – Ordem de Serviço e NR6 – Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são excelentes alternativas.

Eles abordam sobre métodos seguros de trabalho, orientando sobre higiene no trabalho, como lavar as mãos, uso correto das máscaras de proteção, higienização dos EPIs, entre outras informações para evitar a proliferação do vírus, garantindo a saúde do trabalhador. 

A CG Ambiental está pronta para te auxiliar nesse momento e oferece treinamentos de segurança e saúde do trabalho com os melhores especialistas do mercado. Entre em contato, solicite um orçamento e assegure o bem-estar dos seus funcionários

Ler mais artigos