Saiba como adequar sua empresa às novas regras anti-incêndio de SP
28 de agosto de 2019

Saiba como adequar sua empresa às novas regras anti-incêndio de SP

Adotar medidas de proteção contra incêndios é uma obrigação de toda empresa para proteger vidas humanas e patrimônios. O Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo publicou recentemente todas as instruções técnicas que orientam os empreendedores em relação às regras para prevenção, controle e combate a incêndio em edificações. 

É essencial estar atualizado sobre essas normas e legislações para garantir mais segurança, bem como evitar multas e penalidades. Além disso, seguir todas as instruções técnicas dos bombeiros é a única maneira de conseguir um importante alvará que a empresa deve possuir, o AVCB, ou Alvará do Corpo de Bombeiros.

O que mudou nas Instruções Técnicas?

Uma das principais novidades está na Instrução Técnica CB SP nº 16 – Gerenciamento de riscos de incêndio, anteriormente denominada Plano de Emergência. Ela ampliou o contexto do plano de atendimento a emergências a ser elaborado pelas empresas e introduziu o gerenciamento de risco. 

Também foram estabelecidas algumas pequenas alterações técnicas como: novos parâmetros para o uso de alvenaria e drywall, alteração nas regras de compartimentação para áreas frias e exigência de comissionamento para sistemas que requerem manutenção, tais como detecção e alarme de incêndio, hidrantes e mangotinhos e chuveiros automáticos.

Como se adequar a essas mudanças?

É necessário elaborar o plano de atendimento a emergências, assim como uma política de gerenciamento de riscos, que defina os objetivos e o comprometimento da empresa. Além disso, elaborar e implementar um plano de gerenciamento de risco, que contemple todos os níveis e funções da organização, englobando suas práticas e processos. 

É sempre importante buscar um auxílio técnico em momentos como esse para garantir que todas as exigências sejam cumpridas e não haja nenhum contratempo que traga prejuízo para a empresa. 

Procure uma empresa especializada, com profissionais qualificados e autorizados para lhe dar todo suporte e orientação necessária.

Ler mais artigos