Saiba porque a Supressão Vegetal merece todo o cuidado
17 de junho de 2021

Saiba porque a Supressão Vegetal merece todo o cuidado

Aos órgãos ambientais cabe a emissão da autorização

Através da observação sistemática dos biomas, seus componentes de flora, fauna, microclima e suas correlações, o homem identificou o comportamento vegetal e animal dentro de seus ambientes originais.
Essas análises e observações permitiram que a vegetação pudesse ser classificada como nativa quando emerge naturalmente em determinada condição climática, ou exótica, quando é introduzida em um ambiente não original para aquela espécie.

A vegetação nativa, em todas as suas etapas, desde herbáceas, que são as mais rasteiras, às arbustivas, até as lenhosas, que são as dominantes, mais altas e de crescimento mais lento, são essenciais para o equilíbrio ecológico.

Esse conjunto florestal pode demorar anos para atingir a maturidade e é considerado fundamental para a manutenção da vida da forma mais integral e próxima à composição original do sistema. Por conta disso, o novo Código Florestal Brasileiro(Lei 12,651/12) determina que toda supressão de vegetação nativa em APP (Área de Proteção Permanente) e Reserva Legal somente poderá ser efetuada mediante autorização prévia.

Em algumas obras privadas, públicas ou mesmo mistas ocorrem a necessidade do corte ou supressão de espécies nativas, seja para instalação predial, para a formação de área de cultivo ou mesmo pecuária, sendo necessária a compensação ou reposição ambiental, determinada por órgão ambiental competente.

A CG Ambiental está apta a requisitar a autorização para supressão junto aos órgãos ambientais em nome da empresa interessada, auxiliando na tramitação dos documentos necessários, dos laudos de caracterização da vegetação do local, dos estudos de viabilidade de supressão e de minimização do impacto, bem como as definições das medidas de mitigação e compensação ambiental.

Para estes casos de compensação ambiental as espécies utilizadas são sempre as nativas buscando assim o equilíbrio ecológico do todo.

Dessa maneira o desenvolvimento econômico avança sem que para isso o ambiental seja lesado.

Quer saber mais sobre como a CG Ambiental pode te auxiliar? Então vamos conversar, entre em contato com a gente clicando aqui.

Ler mais artigos