Quando pensamos no universo da segurança do trabalho nos vem à cabeça duas siglas bem famosas: CIPA e SIPAT. As duas têm um objetivo em comum: promover um ambiente de trabalho mais seguro. Entretanto, são sistemas diferentes com funções específicas dentro de uma empresa.
Entender o que é cada uma é essencial para fazer uma boa gestão de segurança do trabalho. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para te ajudar a entender a diferença entre elas e o benefício para sua empresa.
O que significa CIPA?
A sigla CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Ela é formada por um grupo de representantes dos funcionários e da empresa que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Cabe à CIPA investigar os acidentes, divulgar e zelar pelo cumprimento das normas de segurança, bem como promover treinamentos para orientar e conscientizar os funcionários.
Obrigatória nas empresas com mais de 20 funcionários, ela é regulamentada pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e pela Norma Regulamentadora NR 5.
O que significa SIPAT?
A sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. É uma semana dedicada a palestras, seminários, workshops e atividades lúdicas ao trabalhador com o intuito de promover conhecimento e conscientização sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho. É um evento anual obrigatório por lei para as empresas.
É a CIPA que deve planejar e promover a SIPAT, conforme determina a Norma Regulamentadora NR 5.
Por que elas são importantes para sua empresa?
A CIPA e a SIPAT não devem ser encaradas apenas como uma obrigação legal, mas oportunidades de proporcionar melhorias de condições de trabalho. Juntas elas precisam se transformar em uma cultura organizacional da empresa para assim trazer benefícios à rotina da organização.
São ferramentas de prevenção que contribuem para um ambiente seguro e saudável, reduzindo os riscos de acidentes e danos à saúde do trabalhador. Com isso, diminui-se os custos com afastamentos causados por doenças ou ferimentos, além de aumentar a produtividade e engajamento dos funcionários.
Consiga o novo sinir mtr
Ok, mas por onde eu começo?
Geralmente, as empresas que se enquadram na obrigatoriedade e estão em atual desconformidade com a exigência, realizam a contratação de consultorias especializadas em segurança do trabalho para auxiliar na implementação da norma. Isso ocorre porque, além da maioria das empresas não possuírem um setor dedicado à área ou expertise no assunto, o custo da terceirização costuma compensar o valor que seria destinado à implementação de forma interna.
A CG Ambiental é uma empresa especializada em segurança do trabalho e pode te ajudar a criar uma CIPA ativa e eficiente, assim como prestar palestras para SIPAT que motive e envolva seus funcionários. Entre em contato e tenha um parceiro de confiança para realizar a gestão de segurança do trabalho na sua empresa.
Clique aqui e veja todos os serviços prestados na área de Segurança do Trabalho.
CG Ambiental é uma empresa dedicada a oferecer soluções em gestão ambiental para empresas e organizações que desejam adotar práticas sustentáveis e responsáveis. Com uma equipe composta por especialistas na área, o blog da CG Ambiental compartilha conhecimento e oferece serviços personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente. Nossa missão é promover a conscientização ambiental e ajudar a transformar o setor empresarial em um ambiente mais sustentável. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a implementar práticas sustentáveis e responsáveis com o meio ambiente.