Os treinamentos de segurança do trabalho têm o intuito de orientar e informar os funcionários da empresa sobre as normas e procedimentos de segurança no ambiente corporativo. Eles são fundamentais para se construir uma cultura de segurança na organização.
A capacitação dos funcionários a respeito desse assunto atende às exigências da legislação trabalhista e, na prática, contribui com a prevenção e redução dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, fortalecendo a imagem da empresa e aumentando a produtividade do negócio.
Aprenda o que significa SIPAT
Aprenda o que é CTF Ibama
Aprenda o que é gestão ambiental
Periodicidade dos treinamentos
Algumas Normas Regulamentadoras – NR definem a validade dos treinamentos, ou seja, de quanto em quanto tempo devem ser realizados. Entretanto, como essa é uma ferramenta crucial no dia a dia de segurança da empresa existem alguns momentos em que eles são indispensáveis.
Por exemplo, funcionários novos aproveitam os treinamentos para identificar as situações que podem colocá-los em risco e quais os procedimentos para evitar acidentes. Já para os mais antigos, é uma oportunidade de reciclagem e atualização.
Então, o próximo passo é definir os temas dos treinamentos. Como fazer isso? Listamos os 5 principais que você pode realizar na sua empresa. Confira:
NR 1 – Disposições gerais: basicamente apresenta a todos os colaboradores os riscos existentes no ambiente de trabalho, assim como as medidas adotadas para prevenir acidentes. Não há validade para esse treinamento.
NR 5 – CIPA: voltado para os membros eleitos e indicados da CIPA. Tem validade de 1 ano e deve ser refeito a cada nova gestão.
NR 6 – EPIs: voltado para trabalhadores que utilizam qualquer tipo de EPI, com o intuito de capacitar e orientar quanto às necessidades do uso correto dos equipamentos, visando garantir sua segurança e integridade física. Não há validade para esse treinamento.
NR 12 – Máquinas e Equipamentos: fornece informações sobre diversas medidas protetivas para trabalhadores que atuam na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos. Não tem uma validade determinada, mas deve ser feito sempre que houverem mudanças que podem afetar a realidade de trabalho em que o empregado foi treinado.
Além desses treinamentos gerais, existem outros voltados para empresas com nichos específicos de atuação: NR 10 sobre instalações elétrica, NR 18 sobre construção civil, NR 20 e 23 para a área química e muitos outros. A CG Ambiental é especialista em capacitação dos trabalhadores sobre métodos seguros de trabalho e conta com uma equipe especialista para ministrar os treinamentos.
Saiba também como emitir o sinir mtr
Entre em contato para conhecer todos o portfólio de treinamentos da CG Ambiental e faça um planejamento personalizado de acordo com o perfil da sua empresa.
CG Ambiental é uma empresa dedicada a oferecer soluções em gestão ambiental para empresas e organizações que desejam adotar práticas sustentáveis e responsáveis. Com uma equipe composta por especialistas na área, o blog da CG Ambiental compartilha conhecimento e oferece serviços personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente. Nossa missão é promover a conscientização ambiental e ajudar a transformar o setor empresarial em um ambiente mais sustentável. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a implementar práticas sustentáveis e responsáveis com o meio ambiente.