1. Gestão ambiental
  2. Como fazer a gestão ambiental em postos de combustível?

Como fazer a gestão ambiental em postos de combustível?

Você tem ideia dos impactos que a atividade de um posto de combustível pode causar ao meio ambiente? Se você administra esse tipo de negócio, precisa conhecer as exigências legais nas quais ele se encaixa, devido ao fato de ser potencialmente poluidor e poder causar danos à natureza.

A principal obrigatoriedade é a emissão e manutenção do licenciamento ambiental, que detalharemos a seguir.

Riscos ambientais presentes em postos de combustível

Água, solo e ar podem sofrer prejuízos devido a esse tipo de atividade. O derramamento dos combustíveis e seus derivados, por exemplo, pode contaminar o solo e os lençóis freáticos. Outro risco são incêndios ou explosões devido ao manejo inadequado dos combustíveis.

Além disso, os resíduos vindos da lavagem de veículos e do pátio do posto podem contaminar a água. Esses são alguns dos impactos, mas somente um estudo especializado poderá definir todos os riscos no local de funcionamento do posto.

Confira também as nossas soluções ambientais para o seu negócio

Quais são as principais leis e normas?

A Resolução CONAMA nº. 237/97 e a Resolução CONAMA nº. 273/2000 são as bases legais que regulamentam o funcionamento dos postos de combustíveis no Brasil. A primeira define a obrigatoriedade do licenciamento ambiental para esse tipo de atividade e a segunda dispõe sobre prevenção e controle da poluição em postos de combustível.

Além delas, existem outras legislações como as normas técnicas expedidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as legislações estaduais específicas de cada Estado.

banner download ebook

Como fazer a gestão ambiental e evitar punições?

O melhor caminho é implantar um sistema de gestão ambiental (SGA), que vai estabelecer estratégias e medidas para diminuir o impacto causado pelo negócio no meio ambiente, bem como acompanhar se a empresa está em dia com todas as exigências legais. A sua elaboração deve feita por um profissional que possui conhecimento técnico na área ambiental, e, por isso, o ideal é a contratação de uma consultoria.

Algumas ações do processo de gestão ambiental são:

  • Treinamento adequado da equipe;
  • Desenvolvimento de planos de emergências;
  • Implantação de medidas preventivas, como verificação periódica de vazamentos;
  • Construção de locais apropriados para armazenamento de produtos perigosos e seus resíduos;
  • Manter a manutenção dos equipamentos que utilizam fluídos contaminantes em dia.

A CG Ambiental é uma consultoria ambiental com ampla expertise em processos de regularização de licenças ambientais. Atuamos em todas as etapas da gestão ambiental em postos de combustível, desde o entendimento do negócio e planejamento até a elaboração dos documentos ambientais e suas renovações.

Entre em contato!

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

    Newsletter

    Cadastre-se e receba novidades e diversos conteúdos!




    Licenciamento Ambiental
    Estudos Ambientais
    Menu