1. Gestão de Resíduos
  2. Quais ações prejudicam o meio ambiente e o que podemos fazer?

Quais ações prejudicam o meio ambiente e o que podemos fazer?

A intervenção do homem tem acelerado a degradação da natureza.  Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente. Mas, afinal, o é fazer a sua parte? É isso que vamos explicar agora!

banner download ebook

No seu dia a dia você tem alguns hábitos que geram impactos ambientais e, muitas vezes, nem sabe disso. Então, é importante conhecer quais são esses hábitos, além, é claro, de saber o que você pode fazer para mudá-los. Elaboramos uma lista com os principais, confira e comece a fazer a sua parte:

Usar materiais descartáveis de plástico

Um dos grandes vilões na natureza é o plástico, pois ele demora mais de 400 anos para se decompor. Além disso, se acumula nos mares e rios, sendo responsável pela morte de um milhão de aves e 100 mil animais marinhos por ano. Então, se você usa produtos descartáveis de plástico, pode fazer algumas trocas simples e eficientes.

• Para fazer compras no supermercado, leve suas sacolas retornáveis (ecobag);


• Quando for tomar água ou café, troque o copo descartável pela garrafinha reutilizável ou caneca;

• Em festas com copos plásticos, tente lembrar qual é o seu em vez de jogá-lo no lixo cada vez que for tomar algo;


• Ao invés de usar canudos plásticos, prefira os de papel, vidro ou inox (em algumas cidades do Brasil ele já foi proibido por lei). 

Confira o estudo de impacto ambiental

Descartar óleo de cozinha na pia ou no lixo comum

Quando o óleo é descartado no lixo comum, ele chega a um lixão e pode contaminar o solo e a água de lençóis freáticos. Se jogado na pia da cozinha, a gordura se solidifica nos canos e pode causar o entupimento de tubulações, atrapalhando ainda processos de tratamento de água e esgoto. 

Por isso, é fundamental dar o descarte correto ao óleo. A melhor solução é guardar o óleo usado em garrafas de vidro ou garrafas pet, e descartá-lo em postos de coleta.

Misturar lixo comum com material reciclável

Descartar o lixo é uma tarefa do dia a dia e separá-lo é importante para ajudar na reciclagem de materiais e diminuir a destruição do meio ambiente. Se todos fizessem isso, reduziríamos em 75% a quantidade de lixo mandada para lixões. Essa missão é simples, basta dividi-lo em cinco categorias: orgânico, papel, metais, alumínio e plástico.

O material orgânico pode ser reciclado em casa por meio da compostagem ou embalado em sacolas biodegradáveis para descarte. Os recicláveis (papel, metal, alumínio e plástico) devem ser higienizados e destinados para cooperativas de reciclagem. 

Jogar eletrônicos, pilhas e baterias no lixo comum

Aparelhos eletrônicos, pilhas e baterias possuem metais pesados em sua composição, que são altamente tóxicos ao meio ambiente, podendo contaminar o solo e os lençóis freáticos. Além disso, a decomposição dessas substâncias pode trazer muitos prejuízos à saúde humana.

Primeiro, descarte somente o que não tiver mais uso. Celulares, notebooks, computadores, televisores, pilhas, baterias, entre outros, nunca devem ir para o lixo, mas devolvidos no local de compra do produto ou descartado em pontos de coleta. 

Imprimir boletos ou ingressos

Apesar de ser reciclável, o papel é um material que gera muitos impactos na natureza. Para produzi-lo é necessário o derrubamento em massa de árvores e seu processo de fabricação é um dos mais poluentes, pois libera grandes quantidades de CO2 (gás carbônico) e gasta muito água (são necessários quase dois copos de água para fazer uma folha de papel). 

Então, evite impressões desnecessárias: ingressos (prefira o e-ticket), extratos de banco, via da compra no cartão, boletos que podem ser pagos online, etc.

Esses são apenas alguns hábitos que prejudicam o meio ambiente, mas existem muitos outros. O importante é saber por onde começar. Lembre-se: grandes mudanças começam com pequenas atitudes. Por isso, modificar um hábito simples do seu cotidiano pode ajudar, e muito, na preservação do meio ambiente.

 

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

    Newsletter

    Cadastre-se e receba novidades e diversos conteúdos!




    Licenciamento Ambiental
    Estudos Ambientais
    Menu